As Plataformas pela Federação Ibérica, de Portugal e de Espanha, aderem à Declaração de Lisboa subscrita pelo Partido Ibérico-Iber e pelo Movimento Partido Ibérico, na qual se estabelece as bases para uma Articulação Confederal da península, e para a articulação da Iberofonia como um valor estratégico.

plataforma

Com esta adesão, unifica-se e atualiza-se o discurso iberista das 4 organizações, de maneira que se reforça e fortalece as diretrizes estabelecidas em Setembro de 2016.

As vantagens desta proposta fundamentam-se nas seguintes ideias:

1 – Juntos, todos os povos da península, seremos mais fortes na interlocução com o mundo em geral e com a Europa em particular,

2 – A economia ganhará em eficiência, com um mercado próximo dos 60 milhões de pessoas,

3 – Garantir a convivência entre as diferentes nações da península ibérica, reequilibrando o poder do centralismo de Madrid e Lisboa, em relação ao Eixo Mediterrânico e ao Eixo Atlântico e às regiões que sofrem de abandono institucional,

4 – Aproveitar as sinergias de todo o tipo que a Iberofonia pode desenvolver, valorizando a existência de uma comunidade de falantes de espanhol e português, as únicas línguas de difusão universal próximas e inteligíveis entre si em boa medida. Os países da Iberofonia constituem 14% da economia mundial.

Nota de Imprensa em PDF: N.P.-Declaración de Lisboa-Portugues

*Nota. El grupo iberista catalán IBERNEXUS celebra “el acercamiento entre la Plataforma por la Federación Ibérica y el Partido Íber, así como la voluntad de conseguir una articulación confederal que nos lleve al deseado Estado Ibérico unido”.

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s